Cordelistas da Academia levam poesia para escolas públicas

Tiago Monteiro com estudantes em Campina Grande

Pádua El Gorrión participa de projetos literários na escola

Poetas da Academia de Cordel do Vale do Paraíba desenvolvem várias atividades em escolas públicas, dentro de projetos de leitura e saraus promovidos em sala de aula. Em Itabaiana, o poeta e professor Antonio Marcos Monteiro tem ação constante nas escolas locais, com oficinas e exposição de cordéis.
Em Itatuba, o também professor Pádua El Gorrión da mesma forma divulga a literatura típica do Nordeste em suas aulas e projetos ligados à literatura.
Os poetas Marconi Araújo e Oliveira de Panelas, Presidente Executivo e Presidente Honorário da Academia de Cordel, respectivamente, trabalharam com alunos da Escola Pintando o Sete do bairro Mangabeira, em João Pessoa, de 20 a 23 de agosto, pelo projeto Sesc/Gravatá que visa a produção e difusão da poesia popular do Nordeste entre estudantes.
Em 20 de agosto, o poeta Tiago Monteiro esteve na Escola Maria José de Carvalho, em Campina Grande, onde recebeu homenagens dentro do projeto Leitura Viva, da Feira Literária de Campina Grande. Alunos da turma do Ensino de Jovens e Adultos, da professora Niedja, estudaram cordéis de autoria de Tiago e elaboraram trabalhos baseados nesses folhetos, em forma de redação, depoimentos, desenhos e poemas. “Ser reconhecido pelo seu trabalho e saber que ele toca a mente de jovens de alguma forma, não tem preço”, confessou Tiago Monteiro, que também é membro da Academia de Cordel do Vale do Paraíba.

Marconi Araújo e Oliveira de Panelas




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

UFPB entrega comenda na categoria “entidades culturais” à Academia de Cordel do Vale do Paraíba

Lino Sapo é patrono de cordelteca escolar no Rio Grande do Norte